quinta-feira, 10 de maio de 2012

Semana de 07 à 10 de Maio

A semana foi bem produtiva, embora cansativa. Dividir as turmas dos pequenos é bem complicado. Os olhos brilham ao saber quem vai para o laboratório e há a decepção / frustração quem não irá. O fato de ter que repetir a aula para o grupo que que não foi, também é bem cansativo, mas enfim...Não é o ideal, mas é o possível!
O 1º ano A foi a primeira turma a concluir sua pesquisa.
Após compartilharmos os materiais trazidos pelas crianças, informações pesquisadas pela Professora Orientadora de Educação e Tecnologia, vídeos, e rodas de conversas sobre o assunto, produzimos o texto coletivo final para ser postado. Não foi um tema comum, portanto não teve muito material de apoio. Mas a produção final foi bem legal, pois a pesquisa foi a partir de uma realidade vivenciada por muitos deles e a aprendizagem foi significativa.
Iniciamos a nova pesquisa que será sobre reciclagem: A importância da reciclagem e o que pode ser reciclado. Utilizamos o vídeo da Turma da Mônica - Um plano para salvar o planeta - parte 1.
Os 1º ano B e C, continuam suas pesquisas sobre reciclagem. Nessa semana vimos o vídeo: O brincar e o planeta, que mostra os materiais que podem ser reciclados e até transformados em brinquedos e depois fizemos a roda de conversa e confrontamos as informações prévias trazidas por eles.
Com o 2º ano A, retomamos a o que foi trabalhado na aula anterior e a sala foi dividida em dois grupos para o registro das descobertas no Paint. O outro grupo fará o registro na próxima semana. Eles gostaram bastante.
Com o 2º ano B, retomamos a aula anterior, passei o PPT: Estudando o Sistema Solar e dividi a sala para que jogassem o Jogo do Sistema Solar do Cambito. O outro grupo jogará na próxima semana.
O 2º ano C, compartilhamos as pesquisas trazidas e passei um vídeo ( Uma viagem pelo Sistema Solar) para complementar as informações. Depois eles registraram através de desenhos o Sistema Solar. na próxima aula, a sala será dividida em dois grupos para jogarem o Jogo da Memória do Sistema Solar.
No 2º ano D, retomamos a última aula (partes da planta e suas funções)e passei o vídeo da história: João e o Pé de Feijão. na próxima aula, a sala será dividida em grupos para o Jogo da Dora. Sugeri à professora que fizessem a germinação do feijão para que eles acompanhassem e registrassem o processo da transformação da semente em planta que torna a ser semente.
No 2º E, também revisamos a aula anterior, relembrando a dinâmica com o boneco e como prometido, trouxe o estetoscópio para que pudessem ouvir o bater do coração. Eles ficaram fascinados!!!!
Com os 3º anos também retomamos as aulas anteriores.
O 3º B, Foi dividido em dois grupos para registrarem o objeto de pesquisa no Paint, na próxima semana será o outro grupo.
O 3º C, passei um vídeo sobre a história do sorvete e um vídeo caseiro, também do You Tube, sobre como fazer o sorvete. Eles ADORARAM, rsrrsrs.
A turma do 3º D, também utilizou o estetoscópio para ouvir os batimentos do coração. Ficaram encantados! Fizemos, coletivamente um Jogo da Memória sobre o coração, que dá dicas de saúde preventivas.
O 3º ano E, iniciou o texto coletivo que conclui a pesquisa. Na próxima aula organizaremos as idéias e revisaremos o texto.
No 3º F, a sala foi dividida para o registro, utilizando o Paint.
O Jd I, continua a pesquisa sobre como as abelhas fabricam o mel, através de vídeos, e o JD II, a pesquisa sobre dinossauros, com roda de conversas sobre os conhecimentos prévios e complementação de informações com vídeo (A era dos dinossauros: Dinossauros-Os maiores animais de todos os tempos). Foi bem interessante essa aula, pois eles fizeram relações dos dinossauros vistos no vídeo com alguns animais que existem hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário